Ir para o conteúdo <!-- ClassCommunityPlugin not in a profile -->

Mestrado e Doutorado

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL 2018

4 de Junho de 2018, 11:31 , por Ana Elisa Rocha - | Ninguém aparecerá a este evento.
Visualizado 101 vezes
de 4 até 8 de Junho de 2018 Auditório Pós-Graduação - Campus de Pituaçu

Marca seminario

PROGRAMAÇÃO

 

A programação desse evento foi inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotado a partir de 25 de setembro de 2015, pela Assembleia Geral da ONU identificada como Agenda 30. Esse novo marco global para redirecionar a humanidade para um caminho sustentável foi desenvolvido na esteira da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012. (UNESCO, 2017)

 

No centro da Agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS universais, transformadores e inclusivos descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade. O propósito dos 17 ODS (ver o Quadro 1.1) é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro. Os objetivos abrangem desafios globais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade. Eles estabelecem limites ambientais e definem restrições cruciais para a utilização dos recursos naturais. Os objetivos reconhecem que a erradicação da pobreza deve caminhar de mãos dadas com estratégias que constroem o desenvolvimento econômico. Abordam uma gama de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de emprego, enquanto combatem a mudança climática e promovem a proteção ambiental. Os ODS abordam as principais barreiras sistêmicas para o desenvolvimento sustentável, como a desigualdade, padrões de consumo insustentáveis, falta de capacidade institucional e degradação ambiental. (UNESCO, 2017)

 

       Para os objetivos serem alcançados, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado, sociedade civil e todos os seres humanos em todo o mundo. Espera-se que os governos assumam a responsabilidade e estabeleçam marcos, políticas e medidas nacionais para a implementação da Agenda 2030. Uma característica fundamental da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é a sua universalidade e indivisibilidade. Ela alcança todos os países – do Sul e Norte global – como países-alvo. Todos os países signatários da Agenda 2030 deverão alinhar seus próprios esforços de desenvolvimento, com o objetivo de promover a prosperidade e, ao mesmo tempo, proteger o planeta, a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável. Assim, em relação aos ODS, todos os países podem ser considerados como em desenvolvimento e todos os países deverão tomar medidas urgentes. (UNESCO,2017)


 

Cronograma

Cronograma

 Tabela

 


Fonte: Institucional