Ir para o conteúdo

Território, Ambiente e Sociedade

Tela cheia

Programa de Pós Graduação em Território, Ambiente e Sociedade

27 de Janeiro de 2021, 19:25 , por ascom - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 854 vezes

O Programa tem por objetivo principal a formação de professores, pesquisadores e agentes para o ensino, produção de conhecimento científico e atuação técnica sobre território, ambiente e sociedade na perspectiva de superação de visões dicotômicas entre natureza e sociedade, vislumbrando mudanças  nos padrões de vida com equilibração e garantia da biodiversidade que inclui o ser humano.  

Neste sentido, os seus estudos, de foco multi e interdisciplinar, inter-relacionam os fenômenos territoriais às questões políticas, sociais e ambientais, em que a natureza integra a construção da identidade humana mediada pelo trabalho em relações que configuram sociabilidades entre os humanos na aproximação da natureza não humana. Historicamente, na relação homem/natureza, delinearam-se  padrões mais de dominação, e de disputa que de cooperação, acionando resistências e resiliências em toda a biodiversidade; a partir da dimensão humana, a biodiversidade explicita a natureza como cultura e como política.

Sua Área de concentração - Dinâmicas Territoriais, de Ambiente e de Sociedade - prioriza a problematização da dinâmica social e política que possa redundar em novos processos de planejamento, assumindo o território como uma instância socioespacial potencialmente integralizadora dos sujeitos históricos como seres da natureza, vislumbrando padrões ambientais socialmente mais justos e ecologicamente prudentes em diferentes escalas e contextos.

O Programa assume a temática das dinâmicas Territoriais, do Ambiente e da Sociedade como sócio historicamente construída, cujo substrato material é tecido por relações políticas e culturais estruturantes dos padrões comportamentais e institucionais que conformam de modo desigual as condições de possibilidades de usufruto da natureza e das conquistas humanas no âmbito planetário como casa comum a todos os seus habitantes. É nesta perspectiva o PPG enfatiza, para alcance do seu objetivo principal, aquisição de conteúdos e formação para pesquisa, construção de conhecimentos, formação crítica para atuação técnica, com posicionamento reflexivo e crítico no âmbito teórico das duas linhas de pesquisa. 

Objetivos específicos conformam a trajetória para alcance do objetivo principal, a saber: Promover a aquisição de conteúdos e formação para pesquisa mediante a oferta de disciplinas teóricas, instrumentais e de imersão em vivências de extensão compreendida como processo dialógico e interdependente.

Promover condições para alteridade do posicionamento reflexivo e crítico no âmbito teórico das linhas de pesquisa, mediante a participação em grupos de pesquisa,  realização de eventos científicos internos, eventos científicos associados a outros PPG e à comunidade não acadêmica.

Balizar a produção científica do PPG sob os parâmetros da área de Planejamento Urbano, Regional e Demografia / CAPES, à qual está vinculado, e ao posicionamento reflexivo, crítico, de inserção social e alteridade que constituem a área de concentração.