Ir para o conteúdo

Thin-logo

Tela cheia

Sobre

17 de Julho de 2017 , por Ana Elisa Rocha -
Visualizado 91 vezes

O Congresso Internacional denominado “A Voz dos Avós”, tem sido uma iniciativa de professores e pesquisadores portugueses, que congrega profissionais de diferentes áreas de atuação (psicólogos, educadores, sociólogos, antropólogos, artistas, escritores, poetas, entre outros) interessados na temática dos avós, principalmente de Portugal e do Brasil, porém com participação norte-americana e canadense também. Inicialmente realizado na Universidade dos Açores, em maio de 2008, o Congresso se chamou “Avós e Migração: Raízes e Identidade”, e tratou de várias temáticas relacionadas à memória e às raízes vivenciadas por filhos e netos. Dele resultou um livro, com o mesmo título do evento, que compilou os trabalhos apresentados.

O segundo evento ficou denominado “A Voz dos Avós: Migração e Patrimônio cultural” e foi realizado em Lisboa, na Fundação Pródignitate, no período de 26 a 28 de julho de 2010. Trabalhos foram apresentados versando sobre temas variados como Relações Intergeracionais; Migrações; Patrimônio Cultural, Memória e Identidade; Avós e Saúde, entre outros. Dele também resultou um livro, com o mesmo nome do Congresso, contendo as apresentações dos autores.

O terceiro Congresso foi novamente realizado na Universidade dos Açores e ficou com o título: “A Voz dos Avós: Gerações e Migrações”. Foi realizado no período de 26 a 28 de julho de 2012 e enfocou temáticas como: Envelhecimento e Família; A vida sem avós; Culturas e identidades; Vivências e Patrimônio Cultural, entre outros.

Por sua vez, o quarto evento foi denominado “A Voz dos Avós: Identidade, Memória e Sociedade” e foi realizado na Universidade de Toronto, no período de 11 a 13 de setembro de 2015. Ele versou sobre temas como: Novos conceitos de Família; Relações Interculturais; Língua, Literatura e Artes; Saúde, Educação e Qualidade de Vida.

Por fim, o quinto Congresso foi realizado na cidade de Salvador/Brasil, no período de 26 a 28 de julho de 2017, apoiado pelas Universidades citadas, e operacionalizado por uma parceria envolvendo professores e pesquisadores integrantes da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Católica do Salvador. Denominado “V Congresso Internacional - A Voz dos Avós: Família e Sociedade", enfocou os seguintes temas: Avós e Direito; Avós, Família e Sociedade; Avós, Educação e Interculturalidade; Avós, Saúde e Relações Intergeracionais; Avós, Artes e Tecnologias; A Voz dos Avós; Avós e Intervenção; Avós, Família e Rede de Apoio; Avós e Configurações Familiares; Avós e Saúde; Avós, Literatura e Espaços de Desenvolvimento; Avós e Educação; Avós, Interculturalidade e Migração. Do evento também resultou uma coletânea, com o mesmo nome do Congresso, contendo várias apresentações dos autores.